Carrinho
Subtotal : 0,00

Notícias

Perspectivas para a pecuária brasileira em 2021

 Sabemos que 2020 foi um ano de muitas surpresas e dificuldades, principalmente na área econômica. Fazendo uma breve retrospectiva do mercado agropecuário no último ano, tivemos o preço da arroba do boi batendo na casa dos R$ 300,00, mas a média do ano foi na faixa dos R$ 220,00.

Passamos pela falta de rebanho para abastecer o mercado doméstico, que estava enfraquecido por conta dos prejuízos trazidos pela pandemia e por dificuldades na produção da carne, resultado de um longo período de estiagem nos principais polos produtores do país. Com isso as exportações tiveram um aumento global de cerca de 12%, especialmente para o mercado chinês.

Previsões para 2021

Existe uma expectativa de aumento de exportação de carne bovina para a Ásia em 2021. Frente ao longo período de estiagem que tivemos no segundo semestre do ano passado a oferta de carne deve ficar mais escassa, causando aumento no preço do produto para supermercados, açougues e para o consumidor final.

Macroeconomia

Mesmo com a expectativa de aumento nas exportações, existe uma grande preocupação: a dependência de dois grandes compradores: China e Hong Kong. Caso haja uma nova crise de ordem econômica ou sanitária as exportações podem ficar comprometidas. Outro detalhe a ser considerado é a desvalorização do real, que aumenta a competitividade da carne brasileira. O dólar comercial acumula alta de 38% em relação ao ano passado. No mercado interno, o fim do auxílio emergencial impactará a demanda.

Oferta de bezerros

Início de ano é época de ciclo de alta de preços de bezerros. No Mato Grosso, por exemplo, categorias de reposição sofreram reajustes anuais de mais de 60%. Isso deve causar retenção de fêmeas, o que significa uma possível alta de oferta de bezerros para criadores em médio prazo, dando uma aliviada nos custos de reposição para 2022.


Custos
Outro dado interessante é uma estimativa de compra de milho pela China. Especula-se que o país asiático deve adquirir 20 milhões de toneladas do grão a mais, encarecendo os custos de produção de engorda.

Mercado interno

Diante de todos esses dados, é provável que neste ano faltem bovinos para abate, prejudicando o abastecimento interno. Logo, os aumentos nos preços dos insumos e animais de reposição devem ocorrer por causa da menor disponibilidade de animais.

Entrega rápida

Em todo Brasil

Segurança

Ambiente seguro

Pague em até 6X

No cartão de crédito

Desde 2010

Os melhores produtos