Carrinho
Subtotal : 0,00

Notícias

Saiba como cuidar dos cascos do seu rebanho

Os cascos são uma parte importante do corpo dos animais pois ele é o responsável por transferir o impacto nos membros locomotores dos animais ao sistema musculoesquelético, ao pisar no solo. Além disso, ele oferece uma proteção a camada proliferativa da epiderme e o leito capilar da derme contra lesões físicas, químicas e biológicas. A partir disso você já pode imaginar como uma doença no casco do animal pode ser prejudicial.

Mas além dos problemas ao próprio animal, essas doenças também podem causar problemas financeiros ao produtor. As lesões nos cascos estão entre os principais motivos de descarte de vacas leiteiras de forma prematura. De acordo com um estudo feito pela UC Davis, nos Estados Unidos, os prejuízos são de mais de US$300 por caso em produção, reprodução e longevidade animal.

O assistente técnico comercial da Auster Nutrição Animal, Rafael Cardenas, conta que essas lesões podem variar entre úlceras, hematomas ou abscessos na sola, doença da linha branca, erosão no talão, podridão no casco e laminite. As principais causas são fatores mecânicos ou nutricionais.

Pensando nos problemas nutricionais, os cascos possuem um tecido córneo que necessita de uma queratinização adequada para se manter saudável. Uma dieta com suprimento de aminoácidos, lipídios, minerais e

vitaminas, pode ajudar no processo de diferenciação das células epidérmicas.

As vitaminas adequadas não podem faltar. A Biotina do complexo B por exemplo, está ligada à produção de enzimas, atuando como cofator nesse processo, ela também está ligada à queratina do casco. A Vitamina A auxilia no processo de reprodução e desenvolvimento fetal, além de tratar a pele e cabelo do animal. A Vitamina B ajuda na absorção de cálcio, melhorando a queratinização. E a Vitamina E ajuda na manutenção de estruturas ricas em lipídios, como a membrana celular e o cemento intercelular no tecido córneo.

Por fim, outro ponto a se atentar, são os minerais necessários para a saúde dos cascos. O zinco, por exemplo, é importantíssimo para diferenciação e sobrevivência dos queratinócitos. Também está ligado a processos metabólicos como, crescimento, ingestão alimentar, secreção de

hormônios mitogênicos e expressão gênica.

Outros minerais como cálcio, enxofre, cobre, selênio, manganês e magnésio, apesar de não ser considerado diretamente um mineral, são elementos que podem ajudar com a queratinização, tecido córneo, desenvolvimento de resistência, processo metabólico e produção de enzimas.

O melhor para o seu rebanho

Agora que você já sabe a importância da nutrição na saúde dos cascos do rebanho, pode estar se perguntando qual a melhor maneira de fazer esse controle. Hoje em dia, existem produtos e suplementos que ajudam na nutrição do animal. Um exemplo disso é o FortCasco. Trata-se de um mix mineral enriquecido com aminoácidos. Em sua composição encontra-se: Matéria Seca (MS) 98,1220 %; Zinco (Zn) 36000,0000 mg/kg; Cromo (Cr) 40,0000 mg/kg; Treonina (Treon) 0,0490 % e Triptofano (Tript) 0,0495 %. O modo de uso é simples, basta misturar 1kg do produto em 1 tonelada de ração e pronto, a recomendação é de 10g a 30g por dia, dependendo do peso e espécie do animal ou conforme orientação médica. Se usado corretamente, ele diminui a incidência de doenças nos cascos.

O FortCasco, pode te ajudar a cuidar da saúde do seu rebanho e te precaver de prejuízos futuros. Esse e outros produtos você encontra no site da MontSanto. Acesse www.montsantoagronegocios.com.br ou fale com a gente no WhatsApp (34) 9 9938-0053 e cuide dos seus animais.

Entrega rápida

Em todo Brasil

Segurança

Ambiente seguro

Pague em até 6X

No cartão de crédito

Desde 2010

Os melhores produtos